Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 de Arcos entende que vacinação deva ser feita por faixa etária

• Quinta-Feira, 01 de julho de 2021
  • Saúde

As Secretarias Municipais de Saúde da região Oeste, à qual a cidade de Arcos faz parte, estão se unindo para pedir à Secretaria Estadual de Saúde que, de agora para frente, o critério de vacinação contra a Covid-19 seja por idade.

A decisão ganhou reforço dos membros do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, que se reuniram na tarde desta quinta-feira (1).

Segundo a opinião dos membros do Comitê, as pessoas com mais propensão às gravidades da Covid-19 já receberam a dose, e o critério mais justo neste momento é que volte a vacinação por idade porque, dentro dele, todos os profissionais das diversas áreas são contemplados.

Hoje em Arcos, ao menos 20 grupos que não foram incluídos na lista de prioritários na vacinação pela Secretaria Estadual de Saúde reivindicam a prioridade na fila da vacinação. Os integrantes do Comitê entendem que cada um deles tem um bom motivo para se vacinar, no entanto, com a escassez de doses, fica inviável avaliar quem está mais ou menos predisposto à doença, levando em consideração que não tem vacina para todo mundo.

A proposta é que a adesão integral ao critério de vacinação por idade só ocorra quando todos os grupos que já foram definidos como prioritários pela Secretaria Estadual de Saúde recebam as doses destinadas a eles.

Novas práticas

Ainda na reunião, os membros do Comitê decidiram que bares e restaurantes vão poder operar com quatro clientes por mesa.

As lojas também poderão permitir que as pessoas experimentem roupas, desde que assegurem a higienização adequada.

O decreto com estas e as novas deliberações será publicado nesta sexta-feira.