Coletivo Local de Meio Ambiente acompanha o desenvolvimento de 900 mudas de árvores na Fazenda Chapadão, em Arcos

Visita técnica avalia a primeira etapa do plantio no município

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

O Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA), formado por representantes da COPASA, da Prefeitura, EMATER, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Cáritas Diozena, dentre outras instituições, foi a campo no dia 11 de março para realizar a visita técnica de acompanhamento das 900 (novecentas) mudas de árvores que foram plantadas pelo Programa Pró Mananciais, na Fazenda Chapadão, de propriedade do Senhor José Batista Lopes, na Zona Rural de Arcos.

Os integrantes da comissão estiveram no local para avaliar se o plantio está dentro das condições adequadas e se o desenvolvimento de cada espécie de muda está dentro da normalidade.

Foi verificado se as mudas de árvores estavam em boas condições e de acordo com as especificações determinadas, com o espaçamento correto de uma muda para outra, se todas continham as hastes e os amarres de sustentação, se foi realizado o coroamento em volta da planta e o combate a proliferação de formigas no local. Além disso, foi observado se as quantidades de mudas correspondem com a proposta de execução da ordem de serviço.

Segundo dados que eles levantaram, os procedimentos executados pela empreiteira contratada estão de acordo com o padrão exigidos pelo Programa Pró Mananciais

Após essa primeira visita técnica, a empresa responsável deverá realizar, a cada três meses, por o período de 01 (um) ano, a manutenção preventiva e se necessário o replantio de mudas danificadas ou sem vida.

O Programa Pró Mananciais já realizou, nesta etapa, o plantio de 2.139 (duas mil e centro e trinta e nove) mudas de árvores das espécies Ingá, Pau Brasil, Oiti, Ipê Roxo, Ipê Branco, Palmito Jussara, Quaresmeira, Paineira Rosa, Aroeira Pimenta, Aroeira Salsa, Sangra D’água, Canafistula, Pau D’álho, Dedaleira, Pata de vaca, Pau Formiga, Peito Pombo, Pau Jacaré, Tingui Sibipiruna, dentre outras.

De acordo com a agente de Saneamento da COPASA, Elenice Maria Costa, esta iniciativa vai possibilitar a retomada do equilíbrio da fauna e flora na região dos mananciais que abastecem a cidade. “Estamos finalizando mais uma etapa do Programa Pró Mananciais, com o plantio de mudas nativas, no município de Arcos. Este trabalho somente foi possível devido ao empenho e a colaboração de todos os membros do Coletivo Local de Meio Ambiente. Este plantio de mudas nativas é muito importante, pois possibilita o equilíbrio da flora e fauna, o armazenamento de águas pluviais, o abastecimento do lençol freático, o que conseqüentemente, vai aumentar o volume de água nestes locais,” respaldou.

 Já para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Robson José Correia, esta parceria com a COPASA visa estender a outras etapas de plantio de mudas no município. “Estes trabalhos realizados pelo Programa Pró Mananciais, em parcerias com instituições que zelam pelo meio ambiente em nosso município, vão nos auxiliar na recuperação de nossos principais mananciais, principalmente na prevenção continuada do nosso ecossistema,” enfatizou.

Os proprietários contemplados com o plantio no município de Arcos foram: Rivane R. Ferreira, Jose Batista Lopes, Cintia Cunha Chicre, Cinara Cristina Rodrigues, Wellington Geraldo da Silva e Rogéria de Cássia Rodrigues.

Programa Pró Mananciais                           

A COPASA apresenta como uma importante alternativa para mitigação e prevenção dos efeitos agravados pela crise hídrica e no contexto das mudanças climáticas o Programa “Pró Mananciais”. Este Programa visa proteger e recuperar as micro bacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aqüíferos, cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela empresa.

A ideia do cuidado, na proteção e recuperação das águas desde a sua nascente, até seu ponto de captação, é de estimular a pró-atividade, a responsabilidade social, a criatividade e o protagonismo a partir da formação de agentes locais transformadores, realizando um trabalho integrado às políticas públicas locais, ampliando parcerias e a participação das comunidades envolvidas.

                            

                                                                                                                           

FOTOS

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade