Codema aprova ‘Intervenção Corretiva’ em área onde Município pretende construir a UPA 24h

Terreno na região central da cidade tem uma excelente logística para os moradores dos diversos pontos do município chegarem de forma rápida e eficiente, quando necessitarem de atendimentos médicos de urgência e emergência

• Terça-Feira, 01 de agosto de 2023

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

Por 8 (oito) votos favoráveis, 1 (um) contra e 1 (uma) abstenção, os integrantes do Conselho Municipal de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Codema) votaram a favor da ‘Intervenção Corretiva’ de um terreno na Avenida Sanitária (Trecho I) que deverá sediar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

A votação pelo Codema foi recomendada pelo Ministério Público.

As decisões dos conselheiros foram pautadas em legislações ambientais, a exemplo da Deliberação Normativa Copam 236, de 2 de dezembro de 2019, que coloca a área de interesse como de baixo impacto ambiental, dentro de todas as especificações do parágrafo XI, pois é uma edificação em loteamento aprovado até 22 de julho de 2008 (o bairro de Lourdes, onde poderá ser construída a UPA 24h, foi registrado no ano 2000).

O terreno é situado às margens de vias públicas dotadas de pavimentação, iluminação pública, solução para esgotamento sanitário, sistema de abastecimento de água e drenagem pluvial.

A votação é um passo muito importante para a construção da tão sonhada UPA, em um local privilegiado na cidade, de fácil acesso, em uma via de trânsito rápido, perto da Santa Casa e Samu, o que facilitará muito o deslocamento de pacientes quando necessário. Quanto mais perto a UPA, mas fácil a chegada, e mais chances de êxito no tratamento.