Terça-Feira, 19 de novembro de 2024
A Ouvidoria Municipal é um canal de comunicação direto entre o cidadão e a administração municipal. Por meio dela, qualquer pessoa, identificada ou não, poderá enviar manifestações à Prefeitura Municipal, acompanhar a tramitação e visualizar as respostas. A Ouvidoria desempenhará o papel de mediadora entre as secretarias municipais e a população.
Os cidadãos poderão relatar as necessidades da cidade, fazer denúncias, reclamações, solicitações de informação, dar opiniões e fazer sugestões sobre qualquer assunto relacionado ao município, participando ativamente do desenvolvimento da cidade.
Após o envio, o manifestante receberá o protocolo de abertura da manifestação e poderá consultar a sua tramitação a qualquer momento e receber a resposta da ouvidoria pelo e-mail informado no cadastro. Caso o cidadão opte pelo anonimato, ele não receberá resposta.
Finalidade
A ouvidoria tem como propósito buscar soluções para as demandas do seu público, oferecer informações gerenciais e sugestões á organização em que atua, visando o aprimoramento a prestação de serviço e do relacionamento.
Ao desempenhar esse papel de porta-voz do público na organização, o Ouvidor atua como importante mecanismode interação entre a instituição e a sociedade, aliado na defesa dos direitos e na busca de soluções de conflitos.
Atuação da Ouvidoria
A atuação da Ouvidoria perfaz na defesa da administração, procurando mediar as reivindicações, exercendo influência preventiva e corretiva de problemas interpessoais, de arbitrariedades ou negligências, ou ainda, de abuso de poder.
Vantagens da Ouvidoria
Para seu público:
*Exercício da cidadania
*Relacionamento democrático com a organização
*Disposição de canais de fácil acesso para manifestar
*Contar com a representatividade e direito a voz por meio da atuação da Ouvidoria.
Função do Ouvidor
A função do Ouvidor é, primordialmente, promover a realização dos direitos. Ou seja, o ouvidor atua como porta-voz do público da instituição, agindo sempre contra usurpação de direitos ou abuso de poder, contra erros ou omissões negligências, decisões injustas, tornando a organização mais eficiente e transparente, e, seus agentes, mais responsáveis em suas decisões.
Fale com o Ouvidor
Denúncias, reclamações, sugestões, opiniões ou perguntas podem ser encaminhadas. Não deixe de mencionar seu nome e endereço completo. Sua mensagem será recebida e respondida pela Ouvidoria.
Rodrigo Carvalho/Ouvidor
Praça Floriano Peixoto nº 130 no Poupa Tempo ou entre em contato conosco (37) 3351-7499.
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Terça-Feira, 15 de outubro de 2024
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