‘Cerveja Belorizontina’: VISA Arcos emite Nota Técnica e fiscaliza comércios

  • Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2020
  • Saúde

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Foto: AssCom/Prefeitura


A Vigilância Sanitária de Arcos e a Vigilância em Saúde/Arcos vêm prestar informações sobre o processo administrativo que tem o intuito de colaborar com a apuração dos casos de Síndrome nefroneural, nos quais figuram como alimento suspeito (o produto: cerveja, Marca: Belorizontina, produzido e envasado por Cervejaria Três Lobos; nome fantasia: Cervejaria Backer). Esse processo é parte integrante de um outro e mais amplo processo de apuração que se encontra no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG), e que se desenvolve sob à coordenação do Serviço de Vigilância Epidemiológica, além de contar também com a participação das Vigilâncias Sanitárias municipais.

Atuação das vigilâncias arcoenses

Até a presente data, as medidas adotadas pelas VISA’s envolvidas nesse processo de apuração da SES-MG incluem a realização de inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais nos quais possam encontrar os alimentos suspeitos.

No dia 14 de janeiro de 2020, a Equipe Técnica da VISA/ARCOS visitou os principais estabelecimentos comerciais de Arcos e observou-se a não comercialização, no momento, do produto em questão.

Recomendação

Em tais estabelecimentos onde foi informado da existência do produto à venda, verificou-se que os mesmos já procederam a guarda, até que o processo investigativo seja concluído. Assim, porventura constate em estabelecimentos comerciais a exposição à venda de cerveja, Marca: Belorizontina, - no caso dos lotes nº lotes: L1 1348 e L2 1348 - a recomendação é que os estabelecimentos comerciais nos quais o produto possa eventualmente ainda se encontrar, sejam sensibilizados da necessidade de assumirem, também eles, postura colaborativa com o processo de apuração que se encontra em curso no âmbito deste Estado, adotando espontaneamente as medidas de impedir o consumo desses produtos até a conclusão do processo investigativo.

“Informamos que consumidores que possuam a cerveja Belorizontina e desejem se desfazer do produto, poderão entregá-lo à Vigilância Sanitária de Arcos (VISA ARCOS). Tais produtos ficarão sob a guarda da instituição pública que o recebeu e se constituirão, caso necessário, objeto amostral de futuras análises”, conta Ismeraldino Beirigo da Silva, Supervisor da Vigilância Sanitária de Arcos

A entrega para a VISA/ARCOS deve ser feita de segunda a sexta, das 08h às 16h. E para notificação de novos casos suspeitos, deverão contatar a Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde de Arcos, pelo telefone 37-3351-1875, que estarão prontas para fornecerem maiores esclarecimentos, ou diretamente no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-MINAS), por meio do email: nofica.se@saude.mg.gov.br e telefones: 31- 3916 0340/ 0442/ 997446983.

Ângela Margarete Mendonça Costa Ribeiro, RT da Vigilância em Saúde/Arcos acrescenta que - as informações oficiais sobre o caso estão sendo divulgadas por meio do site eletrônico da SES-MG e podem ser acessadas pelo público em geral, por meio do site www.saude.mg.gov.br

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade