Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos. Foto: Asscom
Em tempos difíceis de pandemia, pão e leite não faltam nas casas das famílias mais carentes de Arcos. A Prefeitura trabalhou muito e conseguiu reativar com êxito o Lactário e Padaria Municipal “Dr. Moacir Dias de Carvalho”, uma das mais importantes obras sociais da cidade, que teve início em 1990, na gestão da prefeita Hilda Borges de Andrade, mas ficou com as atividades paralisadas a partir de 2019.
No dia 19 de julho deste ano, o Lactário e a Padaria completam 31 anos, e de portas abertas. A reabertura aconteceu no último dia 8 de abril. Por causa da pandemia, não teve nenhum evento para marcar este feito importante no novo capítulo da história do município. O recomeço foi sem o povo, mas para o povo. Pão e leite feitos com amor e distribuídos a quem precisa.
A expectativa era que a reabertura acontecesse no início de janeiro. Só que o Município se deparou com a parte burocrática que atrasou o processo. Uma delas foi que o orçamento previsto para investimentos no Lactário e Padaria no decorrer de todo este ano era de apenas R$1 mil. A Prefeitura fez uma suplementação neste valor e contratou uma empresa para fazer a manutenção nos maquinários, conseguindo reestruturar este símbolo histórico e humanitário. “Iniciamos a produção de leite e pães para distribuição àqueles que têm fome, principalmente neste período de pandemia. Fechar o Lactário e a Padaria é dar as costas para as famílias mais necessitadas. É não se importar com os pobres”, analisa o prefeito Claudenir José de Melo-Professor Baiano.
INSCRIÇÕES
A Secretaria de Integração Social continua recebendo inscrições de famílias que necessitem receber pão e leite. Aquelas que estiverem passando dificuldades financeiras, ou já estejam inseridas em algum programa social, devem fazer o cadastro via telefone. O número de contato é 3351-5118.
A Secretaria de Integração Social funciona de 8 às 11h30, e de 13 às 17h, de segunda a sexta-feira.
Os pães são distribuídos de terça a sexta-feira nos bairros onde moram as famílias cadastradas.
Ver o Lactário aberto é honrar a memória de D. Hilda Borges”, descreve funcionário que trabalha no local por 30 anos
Além das famílias beneficiadas com pão e leite de soja doados pela Prefeitura, quem está extremamente feliz com a retomada do Lactário e da Padaria é José Aparecido Vieira, de 53 anos. Ele é padeiro e trabalha no local desde o início.
Sentiu muito quando as atividades foram interrompidas. “Eu fico só imaginando a tristeza de D. Hilda Borges de Andrade se ela estivesse viva e visse o Lactário e a Padaria fechados. Ver o Lactário aberto é honrar a memória de D. Hilda Borges”.
José Aparecido diz que o trabalho é muito mais que uma fonte de renda para ele; é a satisfação em servir ao próximo. “Eu fico emocionado em saber que, das minhas mãos, sai o alimento de tantas famílias de Arcos”.
Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Domingo, 12 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade