Castramóvel atenderá ONG’s e animais de rua inicialmente

O Governo de Arcos através da Secretaria de Meio Ambiente realizará a partir da próxima terça-feira (16), a castração de cães e gatos, tanto fêmeas, quanto machos. Inicialmente o município atenderá os animais de ONG’s e de rua da cidade e após este processo, ao longo do ano, haverá abertura de inscrição para animais domésticos.

Na primeira visita do Castramóvel haverá atendimento somente para as ONG’s no Centro de Convivência, próximo ao Poliesportivo nos dias 16, 17 e 20 de janeiro, no horário de 8h às 16h. A veterinária responsável é a profissional Dayana Meneses com vasta experiência em castração.

Conforme a veterinária, o processo de castração ocorre em quatro etapas. O animal passará por triagem, no qual serão analisadas as condições de saúde, caso o pet apresente algum sintoma de doença, ele será encaminhado para o setor de Zoonose, caso contrário ele passará pela segunda etapa, a anestesia e em seguida a cirurgia. A última etapa é a de observação. O animal ficará algumas horas em observação até que esteja apto para ser liberado.

A cirurgia será realizada com corte lateral a fim de que animais de rua que possuem carência de assistência não tenham complicações na recuperação, além disso, os animais poderão ser observados com maior facilidade pelos cidadãos.

“A castração é feita com corte lateral porque dessa forma o cidadão poderá observar com maior facilidade os animais de rua, além disso, dificulta complicações na recuperação tanto de animais de rua, como domésticos”, finalizou Dayana.

O Castramóvel estará na cidade pelo menos seis vezes ao longo deste ano. O objetivo é priorizar os animais de rua e de ONG’s e em seguida castrar os animais domésticos. Em breve haverá a abertura de inscrições e cadastramento para animais domésticos, fique atento. Para mais informações ligue na ouvidoria municipal, através do telefone 156.