Casa de Cultura recebe 5ª edição do Festival Literário de alunos da Escola Municipal Julieta Ribeiro da Fonseca

Noite Literária teve o reconto de livros e criatividade nas apresentações de teatro e dança

Os alunos da Escola Julieta Ribeiro da Fonseca realizaram na última quinta-feira, 01, no palco da Casa de Cultura, no centro, a 5ª edição do Festival Literário. O evento contou com exposição de reconto de livros e apresentações teatrais e dança que encantaram os presentes.

Já no hall da entrada principal, as pessoas tiveram acesso às histórias recontadas pelos alunos que homenagearam os escritores renomados da literatura brasileira, entre eles Vinícius de Moraes, Ruth Rocha e Cecília Meireles, além dos contos que marcaram gerações, como os clássicos: Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho.

No palco, crianças e adolescentes do primeiro período ao 5º ano do ensino fundamental, apresentaram peças teatrais e danças que elucidaram a importância da literatura na formação do ser humano, com espetáculos lúdicos bem produzidos e que gerou a percepção de qualidade por parte da platéia, que interagiu o tempo todo em cada ato de apresentação.

Para a Secretária Municipal de Educação, Sonia Teixeira de Castro, este evento enriquece o conhecimento do aluno e proporciona o trabalho multidisciplinar durante o ano todo. “O festival tem ações multidisciplinares que fazem que os estudantes tenham uma mente literária, que trabalha a linguagem oral e escrita do indivíduo, principalmente no resgate de clássicos literários e o gosto pela leitura”, enfatizou.

Já para a diretora da escola Julieta Ribeiro da Fonseca, Márcia Aparecida da Silveira, os preparativos para a realização deste festival acontecem o ano todo, assim, estimulando o acesso as obras literárias. “O objetivo deste projeto ao longo do ano é de estimular a leitura e ouvir as estórias, além de promover o compartilhamento de saberes e envolver a participação dos pais na realização deste importante evento”, destacou.

Carolina Fernanda da Silva, mãe do aluno do primeiro período, Carlos Eduardo, que morava em Raul Soares -MG, ressaltou que no município em que residia não tinha este formato de atividades lúdicas e depois que mudou para Arcos ficou impressionada com esta ação da escola. “Para meu filho isto é uma novidade, pois onde morávamos não tinha este tipo de projeto. Hoje ele melhorou seu desenvolvimento e o gosto pelas estórias infantis”, disse.

O evento contou com vários cenários diferentes e os pais também auxiliaram os filhos na confecção de fantasias.

FOTOS