Carro UBV permanecerá em Arcos por mais duas semanas

Após analisar a situação da cidade, que permanece em risco de surto de dengue, a Secretaria de Saúde decidiu intensificar as ações em alguns bairros e nas demais localidades onde a situação não é tão

• Segunda-Feira, 07 de maio de 2018
  • Saúde
  • Foto: Divulgação: Ministério da Saúde

Divulgação: Ministério da Saúde

O Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Arcos na segunda semana do mês abril deste ano apontou um índice de infestação de 5,3%, 92% dos focos estão nas residências. Apesar de registrar índice menor que o apontado em janeiro, o resultado divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta risco de surto de dengue em Arcos. Dentre as medidas adotadas pelo Governo para combater o mosquito está a utilização do carro Ultra Baixo Volume (UBV).

Há 10 dias o carro é usado em bairros da cidade onde a situação está mais crítica. E a partir desta terça-feira (8) a Gerência Regional de Saúde, em Divinópolis, liberou o carro para que seja aplicado o UBV também em bairros onde os focos estão em menor quantidade. Segundo o coordenador de Endemias, Tiago Carvalho, e medida tem objetivo de prevenir a proliferação do mosquito nas áreas de menor risco, de acordo com o LIRAa.

Relação de bairros e horários das aplicações

O carro UBV atenderá o Centro da cidade, onde ainda há uma grande concentração de focos do mosquito e outros bairros a partir desta terça-feira (8).

No Centro o carro percorrerá as ruas nos dias 08/05 e 11/05 no período da manhã; nos bairros Calcita, São Judas e São José nos dias 08/05/ e 11/05 no período da tarde; nos bairros Jardim Bela Vista, Planalto e Planalto 2 nos dias 09/05 e 12/05 no período da manhã; nos bairros Santo Antônio, Sol Nascente e Santa Cruz nos dias 09/05/, 12/05, 14/05 e 16/05 no período da tarde; nos bairros Esperança, Esplanada e Jardim Esplanada nos dias 10/05, 13/05, 15/05 e 17/05 no período da manhã.

No período da manhã a aplicação será iniciada a partir das 6h e no período da tarde a partir das 16h.

A aplicação do inseticida com o uso do carro UBV tem como finalidade principal a eliminação das fêmeas do mosquito Aedes aegypti infectadas com o vírus causador da dengue. Por meio desta ação, o Governo se antecipa e combate também as outras doenças transmitidas pelo mosquito, a exemplo da Zika e febre chikungunya.

De acordo com o setor de Endemias, os agentes de saúde darão continuidade aos trabalhos de aplicação do UBV com uso de equipamento costal.

Orientações à população

A Secretaria Municipal de Saúde pede para que a população colabore durante a aplicação do UBV na cidade. As ações abaixo foram recomendadas pela Gerência Regional de Saúde, em Divinópolis. Atente-se:

* Abra portas e janelas quando o carro UBV passar em sua rua, facilitando a chegada de partículas do inseticida ao interior das residências, onde normalmente o Aedes aegipty se abriga;

* Mantenha-se longe do carro UBV durante a aplicação em sua rua, pois quanto mais próximo ao veículo, maior a concentração do inseticida;

* E lembre-se, a melhor e mais eficiente forma de reduzir a população de mosquitos transmissores da dengue é a eliminação dos criadouros. Então não se esqueça, tire trinta minutos de seu dia e fiscalize seu quintal, seu telhado, e todo o entorno de sua casa. Evite água parada. Dengue mata.