Campanha de Conscientização e Combate à Sífilis alcança bons resultados no município de Arcos

• Sexta-Feira, 04 de novembro de 2022
  • Saúde

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos/MG

No dia 26 de outubro de 2022 foi realizada em Arcos a ‘Campanha de Conscientização e Combate à Sífilis Adquirida e Congênita’, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. E o objetivo da campanha foi a orientar a população e profissionais de saúde sobre a referida doença, sua forma de transmissão e prevenção.

A Sífilis adquirida é uma infecção sexualmente transmissível que tem tratamento e cura. Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, a fim de prevenir a transmissão vertical, ou seja, de passar a doença para o bebê - sífilis adquirida.

Números

No ‘Dia D’ da campanha foram realizadas palestras, testes rápidos, orientações pré e pós realização dos testes rápidos, além da distribuição de preservativos. Foram realizados cerca de 650 testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C em cidadãos maiores de 18 anos, que procuraram as unidades de Saúde.

Durante todo o ano, as UBS do município realizam testes rápidos, e quando necessário o paciente é encaminhado para complementação com exames laboratoriais no Laboratório Municipal.