Atendimentos no Centro de Fisioterapia em 2018 superam o ano de 2017

Dados apontam a evolução gradativa desta política de saúde

• Segunda-Feira, 06 de maio de 2019

O Centro de Fisioterapia, situado no prédio da FUMUSA, comemora 02 anos de inauguração, e os dados divulgados pelo Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Saúde, apontam um salto positivo nos números de atendimentos que, em 2017, contou com 187 pessoas atendidas, com a realização de 3.781 procedimentos fisioterápicos, e em 2018, com um número gradativo de pacientes atendidos, sendo 235 consultas, totalizando 4.348 sessões de fisioterapia, índices que demonstram a importância e evolução desta política pública de saúde do município.

Os casos mais procurados de acompanhamento de reabilitação são de artroplastia de quadril e joelho, AVCS (Acidente Vascular Cerebral), pós-fratura, paralisia facial - os mais complexos. Ainda tem a assistência de pessoas que apresentam os sintomas de lombalgia, tendinite, gonartrose, dentre outros sintomas de lesões.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, para atendimento fisioterápico, além da guia médica, tornar-se necessário o encaminhamento do Fisioterapeuta do PSF (Programa Saúde da Família), que é a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para a dona de Casa, Conceição Roque, que fraturou o joelho, esta iniciativa do Governo de Arcos de criação do Centro de Fisioterapia foi um marco importante para à população que depende deste equipamento de reabilitação fisioterápico. “Esta é uma política pública de saúde muito importante para quem sofre alguma fratura ou lesão, principalmente para as pessoas que não tem condições de arcar com os custos das sessões. É uma coisa muito boa e que deve continuar cada vez melhor, ” enfatizou.

Já de acordo com a coordenadora do Centro de Fisioterapia, Maria Dulcilene, com a inauguração deste equipamento as pessoas passaram a obter mais esclarecimentos sobre os procedimentos. “Depois da criação do Centro de Fisioterapia, muitas pessoas passaram a ter conhecimento sobre a importância da fisioterapia no tratamento de diversas patologias, aliada ao tratamento médico. Muitos pacientes, que antes não podiam realizar o tratamento fisioterapêutico, devido à condição financeira, hoje podem receber um tratamento gratuito e de qualidade, ” destacou.

FOTOS