Artesão arcoense já pode requerer carteirinha profissional na Secretaria de Integração Social

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Foto: FreePik

O Governo de Arcos, através da Secretaria de Integração Social, informa que as inscrições para o cadastramento dos artesãos arcoenses estão abertas de 21/10 a 21/11, das 09h30 às 12hs, e podem ser feitas na Secretaria de Integração Social, situada na rua Messias Macedo, 785, bairro Macedos. Para maiores informações está sendo disponibilizado o número de telefone 37-3351-5118.

O programa do Artesanato Brasileiro, instituído pela portaria Nº1.007 -SEI, de 11 de junho de 2018, tem o objetivo de promover o desenvolvimento integrado do Setor artesanal e a valorização do artesão, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico.

É importante ressaltar que o cadastramento significa modernizar o atendimento ao profissional do artesanato que, uma vez, detentor da Carteira Nacional do Artesão, poderá usufruir de uma série de benefícios, além de oficializar o seu trabalho. Em consequência, poder melhor divulgar e comercializar o seu produto.

O Artesão

Artesão é toda pessoa que, de forma individual ou coletiva, faz uso de uma ou mais técnicas no exercício de um ofício predominantemente manual, por meio de domínio integral de processos e técnicas, transformando matéria-prima em produto acabado que expresse identidades culturais brasileiras.

O Sistema de Informações cadastrais contemplará além o artesão profissional; mestre artesão profissional; a associação de artesãos; cooperativa de artesãos; grupo de produção artesanal; sindicato de artesão; federação de artesão e confederação de artesão. Saiba através do link a seguir o que se entende por cada uma das categorias Clique Aqui

Para também ter acesso à portaria que instituiu o Programa Nacional do Artesanato segue o link Portaria Nº 1007 - SEI