Arcos tem CTI e leitos de enfermaria da Covid-19 credenciados pelo SUS

Na última sexta-feira (9), o credenciamento foi publicado no Plano de Contingência da Grade Hospitalar para Enfrentamento da pandemia da Covid-19, do Governo do Estado de Minas Gerais

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

O arcoense pode afirmar com orgulho: ARCOS TEM UM CENTRO DE ATENDIMENTO À COVID-19, COM LEITOS DE ENFERMARIA E CTI. Não é só um prédio! O atual Governo de Arcos - em pareceria com a Câmara de Vereadores, a Santa Casa, a comunidade, empresas e os deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB) e Antônio Pinheiro Neto (PP) - estruturou, equipou, colocou profissionais qualificados, comprou medicamentos e pôs para funcionar o novo espaço de saúde da cidade.

Os serviços dos 10 leitos de CTI e 30 leitos de enfermaria para a Covid-19 de Arcos começaram na manhã da última sexta-feira (2). Uma grande operação foi montada para a transferência dos pacientes que estavam no Hospital Municipal São José ao Centro de Atendimento com toda a segurança necessária para aquele momento.

CREDENCIAMENTO

As atividades do CTI foram iniciadas antes do credenciamento ao SUS, porque este é um protocolo legal. “A lógica do CTI é assim: primeiro ele funciona e, depois, é credenciado”, explica o prefeito de Arcos, Claudenir José de Melo, que está muito feliz com esta conquista para a cidade. “Desde janeiro, todos os nossos esforços foram para colocar o CTI em funcionamento. Trabalhamos dia e noite para que isso acontecesse. E deu certo! Comemoramos agora esta vitória da Saúde”.

O credenciamento foi publicado por meio da Deliberação CIB-SUS/MG, número 3.371, de 9 de abril de 2021 (Para ler a Deliberação, CLIQUE AQUI).

Credenciado, o SUS repassará ao Centro de Atendimento à Covid-19: R$1.600 por dia de internação no leito de CTI; e R$1.500 a cada cinco dias do paciente internado nos leitos de enfermaria.

A expectativa é de que nos próximos dias, a cidade comece também a receber pacientes de outros municípios.

Hoje (12), uma comitiva de Arcos esteve na Gerência Regional de Saúde de Divinópolis, em uma reunião com a servidora Maria, que não mediu esforços para que o Centro de Atendimento à Covid-19 funcionasse no município.

Integraram a Comitiva o prefeito Claudenir José de Melo, o vice-prefeito Dr. Sérgio Vilela, a secretária Adalgisa Borges, e as representantes da Santa Casa: Irmã Sandra e Cláudia.

Nesta segunda-feira (12), estão internados 18 pacientes no Centro de Atendimento à Covid-19 de Arcos (CTI-Leitos de Enfermaria)