Arcos tem a menor taxa de infestação do mosquito da dengue do ano

Prefeitura tem feito um trabalho muito sério de limpeza urbana, colocando equipes no serviço de varredura de ruas, capinando lotes que pertencem ao Município e incentivando que a população também contribua para uma Arcos mais limpa

• Sexta-Feira, 08 de julho de 2022

Saiu o resultado do Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti (Lira). Arcos consegui reduzir o nível de infestação que era de 10% em janeiro para 2,1%.

Segundo o Setor de Endemias do município, o período de seca contribui para a diminuição de água parada em recipientes, que é onde o mosquito da dengue se prolifera. A Prefeitura também iniciou no início deste ano o programa ‘Eu quero Arcos limpa’, com um conglomerado de ações em prol da limpeza urbana. Destaca-se ainda a importante atuação do projeto ‘Prefeitura em seu bairro’, em que equipes do Governo visitaram todas as regiões da cidade com serviços de varredura de ruas, capina de lotes que pertencem ao Município e promovendo incentivo para que a população também mantenha seus quintais limpos. Soma-se a estes esforços a dedicação de todos os profissionais que trabalham no Setor de Endemias.

Mas apesar da queda, o resultado do LIRAa alerta que a cidade ainda está em situação de médio risco para um surto de dengue, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde. Seria baixo risco caso o percentual atingisse nível menor que 0,9%.

RESULTADO DO LIRAa

Mês