Arcos possui 22 vagas disponíveis para o trabalho de recenseador do IBGE

Apesar do avanço na coleta de dados na cidade, há falta de mão-de-obra

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Nesta sexta-feira (14) os representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Sérgio Ribeiro, Evandro Campos e Virna Nogueira estiveram reunidos com o prefeito de Arcos, Claudenir José de Melo ‘Baiano’, para levar ao conhecimento do gestor municipal o andamento dos trabalhos do censo 2022 no município, os avanços e as dificuldades enfrentadas pelos recenseadores. Também participaram da reunião o secretário de Fazenda, Cleomar Geraldo; o secretário de Governo, Tiago Carvalho; o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Kledson Souza; e o vereador João Paulo Ferreira.

No primeiro dia do mês de agosto do corrente ano, os técnicos do IBGE saíram às ruas para dar início às entrevistas do 13º Censo populacional e, apesar do avanço na coleta de dados na cidade, há falta de mão-de-obra. Segundo o coordenador geral Daniel Ribeiro, das 36 vagas disponíveis para recenseador em Arcos, 14 estão preenchidas, e as 22 restantes ainda estão disponíveis.

O IBGE remunera os servidores — que são temporários — por produtividade, e a investidura no cargo depende da idade mínima de 18 anos e de pelo menos o ensino fundamental completo.

“Os interessados em trabalhar no censo demográfico na cidade de Arcos devem procurar nosso ponto de coleta, localizado no prédio 02 do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Avenida Juscelino Kubitscheck, 485 - Distrito Industrial II, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, para que faça o processo seletivo e comece a trabalhar”, disse Ribeiro.

Conscientização da população

O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.

Portanto, responder ao questionário é fundamental para o país. No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

Dificuldade dos recenseadores

A dificuldade maior dos recenseadores e que gera atraso no trabalho trata-se da ausência ou recusa da população. Na maioria das vezes, a alegação é a falta de segurança, temendo golpes de estelionatários. Mas tem como o cidadão identificar prontamente um recenseador. Veja como:

O recenseador deve se apresentar uniformizado com colete do IBGE, crachá de identificação com nome, RG, matrícula e QR Code (código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera). Além disso, deverá utilizar o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). O uso do boné é facultativo.

É possível verificar a identidade do recenseador através do site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br/entrevistador), ou pela Central de Atendimento ao Censo, por meio do telefone 0800-721-8181. Para facilitar, o IBGE ainda colocou um acesso rápido na página de entrada do site (ibge.gov.br/pt/inicio), onde é possível fazer a verificação.