Arcos mais segura: Prefeitura aumenta câmeras de ‘Olho Vivo’ e leitores de placa

Cidade tem se tornado referência em segurança pública. No ano passado, representantes de cerca de 10 município vieram conhecer o modelo eficiente de combate à criminalidade implantado pelo Governo Municipal

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

A Prefeitura de Arcos ampliou a cobertura do programa ‘Olho Vivo’. Estão sendo instaladas na cidade mais 16 câmeras de segurança e quatro leitores de placa. A implantação dos equipamentos deve ser concluída nos próximos dias e a inauguração está marcada para sexta-feira (2), a partir das 14h30, em uma cerimônia que acontecerá na porta do Quartel da Polícia Militar. Toda a população está convidada.

Antes, Arcos tinha 34 câmeras de segurança. Agora, o número subiu para 50. Leitores eram cinco e passaram para nove.

A ampliação do sistema de segurança significa que as principais rotas de fuga da cidade estão com cobertura de câmeras, o que vai dificultar muito a prática de crimes na cidade.

Modelo de segurança que vem inspirando outras cidades. Cerca de representantes de 10 municípios da região visitaram Arcos só no ano passado para conhecerem a estrutura montada pela Prefeitura. Iniciativa que também foi recentemente elogiada pelo vereador Cabo Cunha, da cidade de Formiga (acesse o link: https://www.instagram.com/p/C1JmTgNOXmZ/)

Para se ter noção da importância dos leitores de placa implantados pela Prefeitura, quando um veículo furtado ou alvo de mandado de busca e apreensão passa por onde tem o equipamento, automaticamente, o sistema emite um sinal de alerta e a viatura da Polícia Militar pode se deslocar até o ponto para efetuar a prisão do condutor.

Só no ano passado, as câmeras possibilitaram 144 atuações diretas de combate à criminalidade.

O mesmo acontece com as câmeras de leitor de face. Quando um bandido registrado no sistema passa por uma delas, o sistema também emite um sinal e a Polícia pode efetivar a prisão.

Os novos equipamentos estão sendo colocados em pontos estratégicos da cidade, a exemplo do centro, BR170, BR454, BR354, avenida sanitária, e bairros Olaria, Planalto, São Vicente, Santo Antônio, São Judas, Calcita, Castelo, Floresta e Esplanada.

O comerciante Cristiano Aparecido de Oliveira tem uma agropecuária no cruzamento das ruas José Mantina e Francisco Alves, no bairro Planalto. A região era conhecida como ponto de tráfico de drogas. Ele se surpreendeu positivamente quando soube da implantação do ‘Olho Vivo’. “As câmeras de segurança serão muito boas para a população em geral, para os comércios. É mais uma ação de segurança para todos nós. A Prefeitura de Arcos está de parabéns por investir em segurança”.

Vania Tavares mora perto de onde foi instalada uma câmera de ‘Olho Vivo’ no bairro São Judas. Ela elogia a iniciativa. “O Olho Vivo é muito importante pela segurança de todos nós aqui. A Prefeitura de Arcos está colocando mais segurança na cidade e nos bairros, e isso é muito importante”.