Arcos é Nossa Casa: Programa inovador da atual Gestão traz mais sustentabilidade e beleza para a cidade

Desde que foi implantado, iniciativa proporciona mais qualidade de vida e bem-estar a toda população.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Foto:AssCom

Implantado em 2017, o Programa Arcos é Nossa Casa harmonizou a rotina da cidade. As novas políticas de manutenção de limpeza, mobilidade urbana e de sustentabilidade impactaram na vida de todos os cidadãos. Um trabalho intersetorial entre as secretarias municipais trouxe mais eficiência na prestação de serviços públicos, que são essenciais para a qualidade de vida da população.

Com esse trabalho, foi possível aperfeiçoar a coleta de lixo úmido e reciclável. As ruas, praças, canteiros e jardins receberam uma programação mais efetiva na manutenção de limpeza e capina, em especial, na recomposição de plantio de mudas de árvores e execução de projetos paisagísticos. Às vezes é difícil perceber, mas várias toneladas de lixos foram recolhidas e foi realizada uma extensão quilométrica de capina e pintura de meio-fio, que trouxeram outro aspecto ao visual dos canteiros que compõem as vias públicas do município. O resultado de tudo isso: Arcos está bem mais agradável de se viver.

Outro fator positivo veiculado às políticas públicas do programa foi a criação da Comissão Especial para Análise e Reestruturação do Trânsito. Composta por gestores públicos e entidades representativas da sociedade, essa comissão teve o papel importante na criação do ArcoTrans - departamento que municipalizou o trânsito e otimizou a mobilidade urbana em várias regiões de Arcos, além de realizar em pontos estratégicos da cidade, a sinalização vertical e horizontal de ruas e avenidas.

O prefeito Denilson Teixeira enfatiza que com a implantação do Programa Arcos é Nossa Casa, a cidade ganhou mais vida. “Essa nossa iniciativa de integrar e otimizar nossos serviços resgatou nosso sentimento de pertencimento à cidade, especialmente na autoestima do cidadão e na promoção da qualidade de vida. Duas vertentes essenciais para que possamos amar cada vez mais o lugar onde vivemos ou escolhemos para viver. Mesmo diante de crises, alcançamos índices positivos com a criação desse importante Programa”, destaca.

A moradora do bairro Planalto, Rosa Martins, relata que desde que se mudou para Arcos nunca tinha visto ruas, praças e avenidas tão bem cuidadas. “Tem dezesseis anos que me mudei para Arcos. Antes dessa atual administração eu ficava muito triste em ver entulhos na Avenida Governador Valadares, como sofá e lixo espalhados. Era um mal cheiro. Agora, percebo a cidade mais limpa e agradável de se viver. Estão de parabéns”, enfatiza.