Arcos comemora 79 anos com 1º desfile cultural e emociona público

A festa é nossa! Arcos comemora 79 anos de inúmeras conquistas e progresso. Portanto, para celebrar o aniversário de emancipação política do município, o Governo Municipal promoveu com muito orgulho, carinho e amor o 1º desfile cultural que reuniu grupos artísticos, entidades e diversas bandas de Arcos e outras cidades como Belo Horizonte, Cana Verde, Bom Despacho e Itaú de Minas. Na ocasião, as vias onde passaram o desfile foram enfeitadas com muitas bandeirinhas nas cores da bandeira de Arcos, além disso, foram expostos estandartes e banners com o brasão da cidade a fim de intensificar e incentivar o amor a nossa Arcos.

O evento ocorreu neste domingo (16) e iniciou em frente ao prédio da Prefeitura, com o hasteamento das bandeiras, no qual a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Belo Horizonte tocou o hino nacional e logo em seguida, o Coral Municipal emocionou os moradores com o hino a Arcos. Após o evento houve o desfile que ocorreu até a Avenida Governador Valadares, próximo a Praça do Vivi.

Durante a apresentação estiveram presentes o deputado Estadual Fabiano Tolentino, o representante do deputado Federal Tiago Ulisses, José Luis Bahia, o superintendente do Ministério do Trabalho João Carlos Gontijo Amorim, os Sargentos João Batista de Sousa Jr e Viviane Mariano Rodrigues Ribeiro, além dos vereadores, secretários, o vice-prefeito Halph Carvalho, o prefeito Denilson Teixeira entre outras autoridades.

“Quando ouvi o hino da nossa cidade ser executado pelo Coral Municipal, as bandeirinhas de Arcos nas mãos de todos, as apresentações das bandas, dos grupos e das entidades me veio um sentimento de orgulho, amor e até mesmo de devoção à nossa querida Arcos. O desfile foi simplesmente maravilhoso, lindas manifestações culturais. Foi notório o espírito de amor à cidade dando tom à festividade” expressou emocionado o vice-prefeito Halph Carvalho.

Dentre as atrações do desfile, participaram a Orquestra Sinfônica de Itáu de Minas, a Banda de Música do sétimo Batalhão da Polícia Militar de Bom Despacho, Banda Santa Cecília de Cana Verde, Clube Arcoense Nenovação de Vida 3ª Idade, Academia Banzai, Grupo de Escoteiros Lobos das Gerais, Estúdio Balé Clássico Bruna Couto, Academia Banzai, Liga Arcoense de Despostos (LIADE), Grupo Capoeira Mojumbaré, Banda Corporação Nossa Senhora do Carmo e muitos outros grupos que se empenharam para fazerem uma bela apresentação.

O secretário de Governo, Otávio Miranda informou que ficou orgulhoso em participar desse momento tão especial na vida da população arcoense, além disso, está muito honrado em realizar o primeiro desfile cultural do município que resgata o patriotismo e incentiva a cultura da cidade. Para ele, mesmo não sendo um arcoense de nascimento, se sente um arcoense de coração pois escolheu Arcos como sua terra.

Uma homenagem dessa natureza, só poderia ter chamado e muito, a atenção do público. O grupo de teatro Guerreiros da arte, trouxe para as ruas da cidade a calçada da fama e junto com ela, um tributo ao arcoense Nilo Peixoto, autor da música "A Praça", tema do programa 'A Praça é Nossa' da rede de televisão SBT.

Além disso, um dos momentos de maior comoção foi quando João Marcelo Furlaneto Roque de 8 anos, declamou a poesia "Arcos é bem assim", escrita pela arcoense e funcionária pública Solange Ferreira. Na poesia, a autora relata um pouco de seu afeto e carinho pela cidade. O evento terminou quando o prefeito fez questão de entrar na última apresentação do dia, na Banda Municipal Gastão Quirino e fechou com chave de ouro dando um verdadeiro show tocando tarol e deixando saudades de um aniversário que trouxe para a cidade, mais um presente, uma evolução para Arcos.

"A festa foi nossa, de todos os arcoenses e eu fiquei imensamente grato e feliz com o resultado. Preparamos este evento para ficar marcado na história da cidade. Arcos nunca havia visto um desfile com tantas cores, bandeirinhas, estandartes e banners que evidenciassem a bandeira e o brasão do município. O motivo é de realmente mostrar o nosso amor por Arcos e foi emocionante. Ver nossos talentos brilhando na avenida me deixou muito feliz, e aproveito aqui, para agradecer todos os participantes que se dispuseram a fazer desta festa, inesquecível! Além disso, gostaria de reforçar o meu apoio e incentivo no que precisarem. Precisamos valorizar os talentos artísticos de Arcos e ainda mostrar para o Brasil, o que somos capazes! Estou muito orgulhoso", concluiu.

FOTOS