Agentes de endemias dão início ao LIRAa em Arcos

O resultado do primeiro LIRAa do segundo semestre de 2018 traçará as formas de trabalho dos agentes junto a população de Arcos.

• Segunda-Feira, 06 de agosto de 2018
  • Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde deu início ao Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) nesta segunda-feira (6). Até a próxima sexta-feira (10), os agentes de endemias deverão visitar 1.088 imóveis. As análises das amostras coletadas são realizadas na sede do setor de Epidemiologia e o resultado do LIRAa será divulgado na próxima segunda-feira (13).

De acordo com o coordenador de Endemias, Tiago Carvalho, para um resultado de qualidade é necessário que a população colabore. “Cada morador tem um papel muito importante no resultado de cada LIRAa. Receber com educação os agentes de endemias viabiliza e facilita a visita às residências e a checagem de pontos específicos que contam muito no resultado final”, ressaltou.

Dengue em Arcos

De acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, Arcos registrou 446 notificações por dengue de janeiro a julho deste ano. Deste total, 282 casos foram confirmados, 160 foram descartados, e um óbito foi registrado. Segundo o resultado do LIRAa realizado em abril deste na, o índice de infestação predial em Arcos foi de 5,3%, colocando a cidade em risco de surto de dengue. Como nos demais levantamentos realizados no município, o último LIRAa apontou que 92% dos focos estavam nas residências.