Agendamento no Setor de Transporte da Fumusa volta a ser presencial e mediante apresentação de encaminhamento médico

Esta é medida necessária pela qualidade do serviço ofertado às pessoas que realmente necessitam viajar para consultas, exames e tratamentos em outras cidades

• Sexta-Feira, 12 de novembro de 2021

Mudança no critério de agendamento de viagens para consultas, exames e tratamentos médicos fora de Arcos. A partir do dia 15 de novembro, quem necessitar do serviço gratuito oferecido pela Prefeitura de Arcos deve fazer a marcação presencialmente no Setor de Transporte da Fundação Municipal de Saúde (Fumusa). A entrada é pela rua ‘25 de Dezembro’, e o serviço pode ser solicitado das 7 às 16h.

Durante os momentos mais críticos da pandemia, foi permitido que os agendamentos acontecessem por telefone. A nova medida não tem o objetivo de burocratizar o processo; apenas certificar que as pessoas que utilizam o serviço realmente estão viajando por questões de saúde. “Nós também vamos passar a exigir que os pacientes apresentem um encaminhamento médico. O que queremos é oferecer um serviço de excelência para a população que realmente necessita. Sem o comprovante, qualquer pessoa pode falar que vai em busca de atendimento médico, e, na verdade, usar a viagem para outros fins, tirando a vaga de alguém que esteja realmente doente”, esclarece o responsável pelo Setor Transportes da Saúde, Hernane Honório Dias - ‘Queijinho’.

Queijinho acredita que, com a nova medida, a demanda de viagens deva diminuir cerca de 30%. Semanalmente, vãs, micro-ônibus, carros menores e ambulâncias transportam mais de 500 pacientes para as cidades de Belo Horizonte, Formiga e Santo Antônio do Monte. Quando há a necessidade, eles também levam as pessoas a Iguatama, Barretos, Campo Belo, Bom Despacho e Nova Serrana.

Os telefones do Setor de Transporte da Fumusa são: 3351-1875 e 98823-5847