Ações da Prefeitura impedem alagamentos na região da rua dos Passos

Atento à situação de moradores e comerciantes que há anos vinham perdendo os patrimônios por causa das chuvas, Governo Municipal implanta conglomerado de ações de sucesso na região

  • Quarta-Feira, 11 de janeiro de 2023
  • Obras
  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos


Há 2 anos, a dona de casa Maria de Fátima Beirigo Oliveira (61) e vizinhos perderam móveis e eletrodomésticos quando as chuvas inundaram parte da Avenida Sanitária (Trecho II) e rua dos Passos. Situações assim vinham se repetindo ao longo dos anos na região. Quando a atual gestão assumiu o Governo, por meio da Secretaria de Obras, o problema passou a ser enfrentado com muita reponsabilidade.

Desde agosto do ano passado, a Prefeitura iniciou um plano com muitas ações para evitarem a ocorrência de novas inundações. Uma delas foi a limpeza do canal. Como antes havia a presença de muitos bambus e lixo, eles formavam uma barreira; a água que descia com muita pressão oriunda do rio dos Arcos e da Gracinda não tinha espaço de escoamento, o que acabava contribuindo para o transbordamento.

Para a implantação de um sistema de drenagem pluvial, a Prefeitura também está instalando manilhas que captam a água da Avenida Sanitária e as direcionam para o rio.

O secretário de Obras, Daniel Mendonça, informa que além destas medidas, a pasta dele - junto com a Defesa Civil - vem monitorando o volume de água no Parque Aquático, para evitar que ele transborde e o excesso de volume de água contribua com as inundações nas regiões da Avenida Sanitária e rua dos Passos.

Maria de Fátima exibe a mancha da enchente de 2020, antes do atual Governo assumir a Prefeitura de Arcos

A dona de casa Maria de Fátima, que mora na rua dos Passos há 26 anos e já foi vítima de enchentes por várias vezes, observa a melhorias feitas pelo Governo, que impediram inundações em 2023. “O Baiano fez a limpeza do córrego aqui para nós e foi muito bom, porque com este volume de chuvas que teve, e sem os melhoramentos que eles estão fazendo, como o escoamento de água, poderia ter acontecido alguma coisa ruim”.

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade