Aberta as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Atividades comemorativas buscam promover a interação e o respeito


Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: ASSCOM


Entres os dias 21 a 28 de agosto, a Casa de Cultura será palco da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Direção da APAE Arcos (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a TEAcolhe (Associação de Apoio aos Pais e Familiares de Autistas), criou uma agenda especial para comemorar a importância da inclusão social dos apaeanos na sociedade.

Quem participar das atividades vai se encantar com as apresentações de dança e teatro, além do privilégio de acompanhar as palestras e seminários sobre a desconstrução do preconceito e a respeito das potencialidades deste segmento social, que vem, progressivamente, alcançando degraus importantes de direitos e cidadania. A galeria de arte da Casa de Cultura também recebeu uma linda exposição de artesanato, realizada pelos alunos da APAE e da rede municipal de ensino.

A convite da TEAcolhe, na quarta-feira (21), dia em que ocorreu a abertura das atividades, o teatro recebeu a palestra "Autismo: Inclusão Escolar e Social. Um sonho mais que possível”, com a Família ‘Brito Sales’ - que encantou e proporcionou mais esclarecimentos importantes a respeito do universo da pessoa autista. O Nicolas Brito Sales é um show à parte, mostrou a todos o quão é importante a assistência familiar durante o processo evolutivo da pessoa com autismo, e como o carinho e amor, são imprescindíveis para o alcançar resultados positivos em cada tratamento específico.

Já na quinta-feira (22) foi o dia dos alunos da APAE/Arcos brilharem no palco do teatro da Casa de Cultura. Eles apresentaram peças teatrais e de dança, que suscitaram a importância da preservação dos recursos hídricos, além de performances lúdicas sobre a inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Momentos que marcaram com emoção o público presente.

Opinião

A diretora da APAE/Arcos Adriana de Souza Couto destaca que os alunos dedicam vários meses na preparação das atividades, que acontecem durante esta semana de conscientização da sociedade. “A Semana da Pessoa com Deficiência é importante, pois é uma oportunidade para a interação social, especialmente para demonstrar as potencialidades de nossos alunos em diversas áreas. Durante o primeiro semestre são realizadas atividades de dança, teatro e artesanato. Depois, escolhemos com carinho o que será exposto ao público. O objetivo principal é apresentar para a sociedade a essência e a identidade dos apaeanos”.

“Nós, da TEAcolhe, nos sentimos muito honrados nesta parceria com a APAE e por participarmos juntos da abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A palestra do Nicolas Brito Sales foi um sucesso e enfatiza aquilo que acreditamos: superar é possível!! Desde que haja conhecimento, paciência, amor e respeito às diferenças de cada pessoa. Fica registrada, dentre outras, a fala do pai do Nicolas, Alexander: não se preocupem tanto se seus filhos terão sucesso. Preocupem, principalmente, se serão felizes”, acrescentou a presidente da TEAcolhe, Lilian Teixeira Garcia Gomes

FOTOS

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade